Bairro dos Livros | Passadeira de Palavras
15207
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-15207,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Passadeira de Palavras

Data
Categoria
Eventos e Animação Cultural, Instalações Artísticas, Livraria Lello
Tags
porto
Sobre o Projeto

“Passadeira de palavras” é uma instalação artística concebida pelo Bairro dos Livros, que integrou o Programa de Arte Urbana do Porto e as comemorações do 110º aniversário da Livraria Lello, criada a partir de milhares de contribuições enviadas por leitores de todas as nacionalidades para descrever o Porto e o sentimento que quem o habita tem pela cidade.

A obra materializou-se numa pintura de palavras sobre o pavimento da Rua das Carmelitas, configurando uma passadeira viva, efémera e coletiva, cuja utilização ditou o seu progressivo desaparecimento até à remoção total. Ao longo de todo um ano, a Passadeira de Palavras traduziu as palavras e a emoção de uma cidade cosmopolita e amante dos livros, com uma imensa história literária, que se redefine todos os dias também por quem a visita.

A instalação Passadeira de Palavras, criada a partir de contribuições vindas de todo o mundo para criar uma passadeira que definisse o Porto, incluiu as palavras “granito”, “douro”, “miradouro”, “nevoeiro”, “gaivota” e “vinho”, numa referência à imagem mais clássica do Porto pelo mundo, mas também o nome de escritores como “Agustina”, “Pina”, “Kundera”, “Tolstói”, “Camilo”, “Garrett” ou “Sophia”. Do Chile foi enviada a palavra “sumergirse” e de Moçambique veio a “viagem”. Os vocábulos mais repetidos foram “amor”, “vida”, “sonho”, “liberdade”, “paixão”, “invicta” e “ler”. A Irmandade dos Clérigos contribuiu com as palavras “Nasoni”, “Torre”, “Clérigos”, “Christus” e “Igreja”, enquanto o escritor José Luís Peixoto, por exemplo, escolheu “inteiro”.

A obra foi inaugurada a 30 de abril de 2016 entre ambos os lados da Rua das Carmelitas, em frente à Livraria Lello e esteve patente pelo período de um ano.

#crosswalkofwords #passadeiradepalavras #porto 

 

Ficha técnica:

Autor/Produção: Bairro dos Livros
Patrocínio: Tintas CIN
Parceria: Porto Lazer
Promotor: Livraria Lello

 

Clipping:

Público, 06/04/2016: https://www.publico.pt/2016/04/06/local/noticia/livraria-lello-cria-uma-passadeira-de-palavras-no-centro-do-porto-1728329
Porto24, 27/04/2016: http://www.porto24.pt/cidade/passadeira-palavras-duas-mil-vontades/