Bairro dos Livros | MUSAS
17011
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-17011,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

MUSAS

Data
Categoria
Assessoria de Imprensa, Câmara Municipal de Chaves, Clientes, Comunicação, Edição de Livros, Eventos e Animação Cultural, Instalações Artísticas, Oficinas, Portfólio
Tags
chaves, empoderamento, escrita no feminino, mulher, musas, oficina de escrita, patronato s. josé
Sobre o Projeto

MUSAS é um projeto de oficina de escrita promovido pelo Município de Chaves e destinado a um grupo integralmente feminino de jovens mulheres, que desagua na edição de um livro original e numa instalação artística pela mão do Bairro dos Livros.

Sabemos que a Poesia é anterior à escrita. Acreditamos que a Cultura se faz a partir da sua democratização. Queremos abrir a todos e todas um lugar que possa ser ocupado pela sua voz. Partindo do mote de Elke Heidenreich, que escreveu que a “a mulher tem de ser musa de si própria”*, e de um conjunto de ferramentas de produção literária que tornamos acessíveis a uma população excluída e (tantas vezes invisível), ousamos propor essa escrita no feminino como forma de nos pensarmos e de pensarmos o nosso lugar no mundo e em relação ao outro.

O projeto MUSAS trabalha técnicas de escrita com um grupo composto por meninas e jovens mulheres, entre os 12 e os 31 anos, que se encontram no Patronato São José, em Chaves. O projeto é promovido pelo Município de Chaves e concebido e produzido pelo Bairro dos Livros. A formação está a cargo da escritora Raquel Patriarca.

*Mulheres que Escrevem Vivem Perigosamente, Elke Heidenreich