Março 31, 2022
MUSAS é um projeto de oficina de escrita promovido pelo Município de Chaves e destinado a um grupo integralmente feminino de jovens mulheres, que desaguou na edição de um livro original e numa instalação artística pela mão do Bairro dos Livros.
A instalação artística e livro nascem de uma oficina de escrita com meninas e jovens mulheres do Patronato de São José, pensada em torno do feminino. O projeto promovido pelo Município é uma criação do Bairro dos Livros e inaugurou no dia 2 de julho de 2022. A edição conta com textos de Capicua e Judite Canha Fernandes.
Foi feito com a recolha dos textos originais de meninas e jovens mulheres entre os 12 e os 31 anos, que se encontram no Patronato São José, em Chaves, e conta com as contribuições da rapper Capicua e da poeta Judite Canha Fernandes. A partir do mote de Elke Heidenreich, que escreveu que a mulher deve ser musa de si própria, criou-se um livro e uma instalação artística do Bairro dos Livros, feita de palavras e de luz. O projeto é promovido pelo Município de Chaves, no âmbito do “Cultura para Todos – A Criatividade Eleva o Espírito, Agita outros Mundos”.
Trata-se de um projeto artístico que assenta numa oficina de escrita, da qual resultou o livro coletivo e a instalação do Bairro dos Livros, que pretende refletir coletivamente sobre o papel da mulher na sociedade e na escrita. Ao longo do mês de março e abril, num projeto promovido pelo Município de Chaves e concebido e produzido pelo Bairro dos Livros, a escritora Raquel Patriarca liderou uma oficina de escrita com dez jovens meninas e mulheres, onde se trabalharam várias técnicas de produção literária, desde o aforismo à memória, passando pela poesia.
Sobretudo, criou-se um espaço de reflexão sobre identidade, liberdade e a criação no feminino. O livro que resultou dessa oficina “é também ele um exercício de nos pensarmos e de pensarmos o nosso lugar no mundo e em relação ao outro”, explica o Bairro dos Livros e consiste num testemunho dessa escrita, toda ela no feminino e a várias vozes.
A instalação artística estará aberta ao público até 29 de julho de 2022, no Museu da Região Flaviense. O livro está disponível gratuitamente.
CLIPPING:
Notícias Magazine, 05/07/2022