Bairro dos Livros | Locomotiva, raid artístico em Oliveira de Azeméis
17104
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-17104,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Locomotiva, raid artístico em Oliveira de Azeméis

Data
Categoria
Clientes, Curadoria, Eventos e Animação Cultural, Exposições, Município de Oliveira de Azeméis, Programação e Gestão Cultural de espaços e projetos, Visitas Guiadas
Sobre o Projeto
🚂 A Locomotiva é uma iniciativa construída pelo Bairro dos Livros em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no âmbito do projeto À Volta do Vale das Voltas, e consistiu numa atividade em três frentes, entre 23 e 24 de setembro de 2022. Primeiro, no trabalho de oficina na Escola Secundária Soares Basto, em que o artista MAZE DLM  desafiou duas turmas a pensar e a criar sobre o Vouginha, o comboio histórico do Vouga. Depois numa conversa entre Maze e Manuel N. Cabral, Presidente do Museu Nacional Ferroviário, moderada por Hugo Ferreira, da Casa-Museu Ferreira de Castro. Finalmente, num raid artístico pela cidade, um conjunto de artistas foram convidados a descobrir o património cultural e ferroviário oliveirense a bordo de um comboio com destino a Couto de Cucujães, onde uma visita guiada lhes deu a conhecer a história e memória da Linha do Vouga.
O passeio orientado pelo território inspirou a produção de um conjunto variado de peças artísticas pela mão de Ruela, Alice Eça Guimaraes, Álvaro Domingues, Bairro dos Livros, Carlos Nuno Granja, Dária Salgado, Dina Sachse, Gustavo Dos Santos, IVAN DA SILVA, Jorge Marques Ribeiro, Luís Barbosa, manu_saosimao, MAZE DLM, Miguel Neves Oliveira, Nuno F. Santos Cash, Pharos Osodrak, Sandra Silva e Sérgio da Costa Reis, agora disponíveis na página do projeto “Encontros de Imagem – Locomotiva”.
A iniciativa enquadra-se na candidatura “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).