Bairro dos Livros | Locomotiva, raid artístico em Oliveira de Azeméis
17104
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-17104,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Locomotiva, raid artístico em Oliveira de Azeméis

Data
Categoria
Clientes, Município de Oliveira de Azeméis
Sobre o Projeto
🚂 A Locomotiva é uma iniciativa construída pelo Bairro dos Livros em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no âmbito do projeto À Volta do Vale das Voltas, e consistiu numa atividade em três frentes, entre 23 e 24 de setembro de 2022. Primeiro, no trabalho de oficina na Escola Secundária Soares Basto, em que o artista MAZE DLM  desafiou duas turmas a pensar e a criar sobre o Vouginha, o comboio histórico do Vouga. Depois numa conversa entre Maze e Manuel N. Cabral, Presidente do Museu Nacional Ferroviário, moderada por Hugo Ferreira, da Casa-Museu Ferreira de Castro. Finalmente, num raid artístico pela cidade, um conjunto de artistas foram convidados a descobrir o património cultural e ferroviário oliveirense a bordo de um comboio com destino a Couto de Cucujães, onde uma visita guiada lhes deu a conhecer a história e memória da Linha do Vouga.
A iniciativa enquadra-se na candidatura “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).