Outubro 21, 2024
“Para a Liberdade – Arte Poética” é uma intervenção artística criada a partir da um conjunto de elementos e da sua colocação estratégica, que inclui a produção de dezenas de faixas, mupis, outdoors e cartazes com textos de Arnaldo Antunes afixadas nas ruas centrais de Penafiel, durante a edição de 2024 do Escritaria.
A partir do trabalho de investigação sobre a obra do autor homenageado nos seus vários perfis artísticos, o Bairro dos Livros desenvolveu uma estratégia conceptual que cruza a obra de Arnaldo Antunes com a ideia de liberdade numa perspetiva humanista e artística.
O corpo plástico da intervenção centra-se em dois materiais: o tecido e o papel, intervencionados com várias técnicas. Tendo como inspiração a produção dos cartazes do “Maio de 68”, em França, e a obra plástica de Arnaldo Antunes, criámos um hino ao autor e à liberdade – no ano em que se celebram em Portugal os 50 anos sobre o 25 de Abril.
Desafiámos também a comunidade sénior e das IPSS de Penafiel a participar com o seu labor e experiência, para enriquecer a intervenção artística na via pública com a produção de algumas telas site specific.
A instalação integrou uma cenografia com T-shirts serigrafadas e impressões aéreas de grande formato de fotografias de Arnaldo Antunes, assim como em locais específicos, que impliquem o atravessamento das imagens por parte dos cidadãos de Penafiel.