Bairro dos Livros | Instalação “O ruído das minhas folhas é a minha linguagem” @Galeria da Biodiversidade
17136
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-17136,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Instalação “O ruído das minhas folhas é a minha linguagem” @Galeria da Biodiversidade

Data
Categoria
Clientes, Eventos e Animação Cultural, Exposições, Instalações Artísticas, Portfólio, U. Porto
Sobre o Projeto

De 8 de maio a 8 de julho de 2023, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva acolhe a exposição temporária 𝗜𝗻𝘀𝗲𝗰𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝗖𝗼𝗻𝘀𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗮𝗿𝘁𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀, com a curadoria de Fátima Vieira, enquadrada no âmbito da 5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2023 | Bienal de Causas. A exposição conta com uma peça da Catarina Rocha, intitulada “O ruído das minhas folhas é a minha linguagem”. 

Catarina Rocha. “Há um silêncio ensurdecedor, de consequências já irreversíveis, na drástica diminuição do número da população global de insetos e de alguma da sua diversidade em todo o mundo”. O ruído das minhas folhas é a minha linguagem fala-nos das “camadas ancestrais de paciência, resiliência, força e adaptabilidade, qual poema rebelde e constante”.

Catarina Rocha apresenta-nos “aguarelas manchadas de cores aguadas, ora vibrantes ora telúricas, aludindo à diversidade de ecossistemas que nos exigem proteção”. Lugar onde exércitos operam “os seus mistérios, garantindo a regeneração pela compostagem, a proliferação saudável pela aniquilação de pragas e a polinização pela disseminação — atividades basilares para a manutenção da biodiversidade no planeta”.

Para título, Catarina Rocha recorreu às palavras Derek Walcott: The noise my leaves make is my language.

+ info: https://mhnc.up.pt/insectario/

Artigo da U.Porto aqui.

Artigo da Bienal Arte de Gaia aqui.