Abril 23, 2019
No Dia Mundial do Livro arrancou a edição de 2019 do mais antigo festival de poesia do país. O Festival de Música e Poesia de Foz Côa, o mais antigo festival literário do país, cofundado em 1984 por Jorge Maximino, Egito Gonçalves, E.M. de Melo e Castro e João Rui de Sousa, esteve de regresso, de 23 a 27 de abril, com uma homenagem a Manuel Alegre, sessões de poesia, performances, concertos, debates e apresentações de livros.
As comemorações do 25 de Abril com espetáculos de poesia e música, assim como a homenagem a Manuel Alegre, “Poeta da Liberdade”, incluindo comunicações de personalidades como Arnaldo Saraiva, Eduardo Lourenço e Guilherme d’Oliveira Martins, foram os pontos altos de um programa em cheio, que contou ainda com a participação de Rosa Alice Branco, Casimiro de Brito, Luís Quintais, Paulo Sucena, Adélia Carvalho, Rui Spranger, Daniel Rocha, Raquel Patriarca, Ana Margarida Ramos, Maria Estela Guedes, João Pedro Gama, Sérgio Almeida, Aurelino Costa, José Viale Moutinho, entre outros. Destaque ainda para a forte presença dos escritores nas escolas, com comunicações e oficinas dedicadas aos alunos, componente que tem vindo a marcar a história mais recente do evento, num ambiente informal que invade Foz Côa para celebrar a Poesia e a Música.
Como tem vindo a acontecer em edições anteriores, o festival assumiu, cada vez mais, um caráter internacional, acolhendo, em 2019, por exemplo, a atuação do Coro Del Collegio Universitario Mazza-Padova. A parceria com a Universidade de Turim deu lugar à apresentação do 2.º número da Revista Submarino, dedicada à obra poética de Herberto Helder e à sua receção em Itália. Do programa fez ainda parte uma sessão com o poeta Marco Fazzini, promovida em parceria com a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.
De Lisboa, vieram os Poetas do Povo com o espetáculo de música e declamações “A Poesia das Revoluções”. A Poetria, do Porto, única livraria especializada em Poesia e Teatro na Península Ibérica, assinou pela primeira vez uma feira do livro dedicada ao longo de todo o festival, que se realizou no Centro Cultural de Foz Côa.
O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras de Lisboa (CLEPUL) foi parceiro do evento, com a participação num conjunto de conferências do Ciclo “Poesia e Poéticas face à História”.
Programa integral em https://bit.ly/2Vup0ks
O Bairro dos Livros foi responsável pelo Apoio à Programação e Comunicação do festival.