Janeiro 17, 2020
“Acasos Objetivos” é uma exposição de fotografia de Carlos Magno, que está em exibição na Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea, em Viseu, entre 18 de janeiro e 28 de fevereiro de 2020. A exposição, promovida pelo Município de Viseu, tem a curadoria, conceção e produção do Bairro dos Livros e a Universidade do Porto como Promotor Original.
www.acasosobjetivos.pt
Trata-se de uma exposição de fotografia de Carlos Magno, composta por imagens de semiótica urbana que documentam para o futuro a efémera voz dos cidadãos, escrita e desenhada nas paredes, nas estradas ou nos cartazes que, em muitos casos, resultam do alinhamento de acontecimentos, mais ou menos acidentais, que o fotógrafo descobre ou pressente e não perde a oportunidade de registar. As suas fotografias são testemunhos do real que nos confrontam com o que está apenas visível para aqueles que olham e veem. A exposição, que inaugura brevemente na Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea de Viseu, foi promovida originalmente pela Reitoria da Universidade do Porto, em 2019, com a curadoria, conceção e produção do Bairro dos Livros.
“(…) Viseu vem dar currículo a este conjunto de imagens, feitas sobretudo num período de seis anos em que fui presidente da ERC. Como regulador dos media, estava impedido de fazer jornalismo. Refugiei-me, por isso, na máquina fotográfica. Pus as paredes a falar por mim. (…) Nunca deixei de ser jornalista. E esta exposição é uma reportagem. Pura e dura.” – Carlos Magno
Clipping
RTP – “As Horas Extraordinárias”, 25/03/2019
Porto Canal, 03/2019
RTP – “As Horas Extraordinárias”, 20/01/2020