Junho 01, 2023
Entre outubro de 2023 e março de 2024, o Bairro dos Livros está a criar um Coro intergeracional e multicultural da palavra dita, estabelecido a partir da Biblioteca Popular Pedro Ivo e dedicado a reescrever o Cancioneiro do Porto. A iniciativa, promovida pelos Museus e Bibliotecas do Porto é dirigida aos vários públicos adultos nacionais e estrangeiros que se cruzam no território geográfico da Biblioteca Popular, proporcionando um espaço de diálogo e construção interartes, que versará sobre os temas atuais que desafiam estas comunidades.
Ao longo de 100 horas de trabalho artístico, um conjunto de dezenas de cidadãos dará corpo a um coletivo plural de intervenção poética, atualizando o Cancioneiro do Porto, a partir de um equipamento histórico da cidade. O projeto que tem a produção e conceção artística do Bairro dos Livros, conta com as participações do rapper MAZE (Dealema), do poeta e diseur Renato Filipe Cardoso, da escritora e bibliotecária Raquel Patriarca e do investigador e livreiro Paulo Brás.
No processo de produção desta peça artística serão articuladas diferentes áreas disciplinares, desde a tradição oral, o teatro até ao som, usando a Literatura e o pensamento crítico como ferramenta aglutinadora. O objetivo central será o da promoção da coesão social por meio do estreitamento de laços entre as diferentes comunidades e gerações, paralelamente incitando à fruição artística e criação de hábitos de consumo cultural.
No final, haverá um espetáculo coletivo que ocupará o Coreto da Praça Marquês de Pombal. Para lá chegar, o projeto prevê um conjunto de iniciativas de programação e mediação cultural, desde conversas literárias, sessões de spoken word e oficinas artísticas, assim como a encomenda de obras originais de texto e som, desenvolvidas em colaboração com o Coro, que decorrem entre outubro de 2023 e março de 2024.
A participação livre nas atividades abertas (oficinas, espetáculos de spoken word, exercícios de gestualidade e movimento, conversas em torno da história do Cancioneiro do Porto, da história das bibliotecas populares e da Biblioteca Pedro Ivo) está já decorrer. As inscrições podem ser feitas através do endereço de e-mail <
ge***@ba*************.com
>, presencialmente na Biblioteca Pedro Ivo, ou através de links disponíveis nas redes sociais do Bairro.
Clipping:
RTP, 21 de 5 maio 2023
Público, 1 de junho 2023
Jornal de Notícias, 1 de junho 2023