Maio 15, 2019
Para os leitores mais pequeninos, a Livraria Lello preparou uma caixa repleta de histórias sobre a própria livraria e sobre aqueles que povoam o nosso imaginário.
Lá dentro, estão a arca de Fernando Pessoa, o amor de Camilo Castelo Branco e as flores amarelas de José Saramago, mas também a enorme escadaria vermelha, qual portal mágico, que faz lembrar um coração através do qual se alcança o conhecimento. Não houve barriga maior do que a de Ernesto Chardron para manter os livros em equilíbrio, nem protagonista mais vaidoso do que Camões a tirar selfies. Vamos rir tanto com a fotografia de Aurélio Paz dos Reis que até faremos cair o famoso vitral.
Os oito livros, que falam apenas com ilustração, não se esgotam na página, servindo de impulso para um voo que não sabemos ainda onde irá parar. Podem ser lidos sem a ajuda de um adulto, mas juntámos-lhes indicações de leitura para aqueles crescidos que também queiram brincar e aprender. E que bom que é começar uma viagem pelos livros, usando a imaginação como bússola, o peito aberto às palavras, os olhos rasgando o vento como asas.
O pop-up permite-nos levar a escadaria da Livraria Lello para casa, como já todos secretamente sonhámos e como se diz que, um dia, um senhor americano terá querido fazer de verdade. E há duas figuras de cartão no interior para inventar novas histórias. O puzzle é para construir e reconstruir o vitral da livraria mais bonita do mundo. Tudo numa caixa portátil com uma aba confortável, que podes levar contigo para todo o lado.
Esta é uma caixa para trazer na mão com a Livraria Lello lá dentro. E feita para sonhar.
Ideia Original: Bairro dos Livros
Direção Artística e Autoria: Catarina Rocha e Minês Castanheira
Equipa Criativa: Isabel Costa e Paulo Brás
Ilustração: Alice Eça Guimarães
Criação Pop-up: José Alberto Rodrigues
1ª Edição 12/2018
ISBN: 978-989-99764-8-1
Depósito Legal: 449008/18
Coleção editorial criada para a Livraria Lello pelo Bairro dos Livros