Com uma programação que vai do público infantojuvenil até aos adultos, a edição de 2024 do FLIM (1 e 2 de junho) propõe dois dias inteiros dedicados a celebrar os autores e os leitores, num encontro de artes no Marco de Canaveses. O festival arranca com o lançamento de “Tutti Frutti Alegria”, o primeiro livro infantil em Portugal dedicado à extraordinária figura de Carmen Miranda, criado pelo Bairro dos Livros para o Museu Carmen Miranda, que contará com uma atividade de expressão artística aberta ao mais pequenos.
José Rodrigues e Miguel Marques são alguns dos escritores num cartaz de destaque, que abre também espaço a obras poéticas de estreia, como a de Maria Antónia Bastos, ou ao “Tesouro”, mais recente livro da editora UPA, dedicado à primeira infância. “Os Avós são as pessoas preferidas dos pássaros”, obra da Penguin ilustrada por Sérgio Condeço com textos de Raquel Patriarca terá uma oficina intergeracional dedicada a netos e avós.
As editoras independentes Poetria e Flan de Tal trazem ao Marco de Canaveses os seus autores para conversas em torno dos projetos editoriais Fresca e Elementário.
Clara Não estará presente para uma conversa pensada para os mais jovens e dedicada ao humor e ao feminismo. A noite de sábado terá open mic, num espetáculo de spoken word no feminino, com a participação de Francisca Camelo.
O Festival Literário do Marco de Canaveses encerra com o espetáculo poético multimédia “Árvores e Outras Espécies de Verso”, pelo Bairro dos Livros.
Mais informações aqui. As fotografias são do Município do Marco de Canaveses.