Bairro dos Livros | Festival do Livro “Ler é Mágico” no AXA, 1.ª Avenida
16163
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-16163,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Festival do Livro “Ler é Mágico” no AXA, 1.ª Avenida

Data
Categoria
Clientes, CMP/Porto., Eventos e Animação Cultural, Eventos para a infância, Portfólio, Programação e Gestão Cultural de espaços e projetos
Tags
cinema, fado, hora do conto, música, teatro
Sobre o Projeto

A edição de Natal do Festival do Livro decorreu em dezembro de 2012  no antigo edifício AXA, na Avenida dos Aliados. Tendo como mote o tema “Ler é Mágico”, uma co-organização do Bairro dos Livros com o apoio da CMP/Porto Lazer, no âmbito do projeto 1.ª Avenida, livros que já não podiam ser recuperados foram usados para forrar paredes, construir e enfeitar uma grande árvore de Natal e criar cortinas mágicas. Participaram cerca de 30 expositores, entre alfarrabistas, livreiros, pequeníssimos editores, artesãos, papelarias, designers, clubes de leitores, coletivos poéticos e artistas plásticos.

O edifício estava fechado há quase 20 anos e durante 3 dias recebeu o evento que visa promover a leitura e celebrar o livro. O Festival do Livro ocupou o lado direito do 3.º piso e o lado esquerdo do 4.º piso do AXA. Haverá espaço de concertos e tertúlias, performances teatrais, o open mic para dar voz aos escritores anónimos da cidade. Ao programa se juntou a habitual feira dos livreiros, papelarias e alguns artesãos e designers.

É no coração da cidade que se concentra a maior rede de livrarias e alfarrabistas do Porto e são esses pequenos espaços alternativos às grandes superfícies comerciais e aos grandes grupos editoriais que o Bairro dos Livros pretende promover com esta iniciativa. Ao BL se juntaram também as Aventuras Urbanas, o Planetário do Porto, a Ovelha Negra, Paulo Soares, Thomas Bakk, a Bruaá, o Cineclube do Porto, o Fado fa-la-do, a Máscara Solta, entre tantos outros.