Bairro dos Livros | Oficina e instalação “O Poeta Faz-se”: Adultos que não sabem ler e escrever aprendem a fazer Poesia
16867
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-16867,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Oficina e instalação “O Poeta Faz-se”: Adultos que não sabem ler e escrever aprendem a fazer Poesia

Data
Categoria
Assessoria de Imprensa, Câmara Municipal de Matosinhos, Clientes, Comunicação, Eventos e Animação Cultural, Oficinas, Portfólio, Programação e Gestão Cultural de espaços e projetos
Tags
+ literacia, biblioteca florbela espanca, biblioteca municipal de matosinhos, oficina, workshop
Sobre o Projeto

O Bairro dos Livros desenvolveu uma oficina de criação poética para adultos que estão a aprender a ler e a escrever num projeto para a Câmara Municipal de Matosinhos, através do Plano Municipal de Leitura (PML). O resultado vai ser apresentado numa instalação de arte pública comunitária feita de palavras e a dezenas mãos.

As sessões decorrem de 29 de setembro a 15 de outubro de 2020, com a ajuda das formadoras Raquel Patriarca e Maria David Castro e pretendem desconstruir o trabalho poético para mostrar que a Literatura é de e para todos. A atividade configura uma ferramenta de valorização do +Literacia da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA).

“O Poeta Faz-se” culmina com a construção de uma obra coletiva que estará exposta em espaço público, a partir de 13 de novembro. A instalação artística comunitária, desenvolvida com o contributo de todos os participantes, resultará num conjunto físico de palavras cuja revelação e leitura é apenas proporcionada pela incidência da luz solar. As peças funcionam também como uma metáfora para a indissociabilidade entre o universo literário e a própria vida dos seus autores.

#porto #matosinhos #bairrodoslivros #opoetafazse #literacia #poesia #pml

Clipping:
11/10/2020, Notícias Magazine
15/10/2020, Jornal de Notícias