Bairro dos Livros | Exposição “João de Deus: O Poeta das Letras”, em Silves
16799
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-16799,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Exposição “João de Deus: O Poeta das Letras”, em Silves

Data
Categoria
Clientes, Eventos e Animação Cultural, Exposições, Instalações Artísticas, Município de Silves, Portfólio
Tags
cartilha maternal, hélia correia, instalação de rua, joão de deus, poesia, poeta, são bartolomeu de messines, silves
Sobre o Projeto

“João de Deus: O Poeta das Letras” é uma exposição / instalação de rua do Bairro dos Livros, promovida pelo Município de Silves, com ilustrações de Joana Estrela, patente no Jardim Municipal de S.B. Messines, a partir de 8 de março de 2020.

2020 é o ano em que se celebra o 190.º aniversário de João de Deus, poeta e pedagogo, nascido em São Bartolomeu de Messines no dia 8 de março de 1830. A sua obra-prima, a «Cartilha Maternal», virá a estabelecer em Portugal um novo método de ensino das primeiras letras. João de Deus é o poeta da natureza, do amor, da fé e da mulher, fixando no papel o traço mais puro da poesia portuguesa. A sua vida compõe-se num trajeto singular, que defende o acesso de todos às Letras e à Cultura. Percurso de um homem livre, que recusa ser subjugado por igrejas, academias, correntes literárias ou cortes monárquicas. João de Deus conquista o afeto de pessoas de todos os estratos sociais do país. Faz chegar a língua portuguesa aos recantos mais esquecidos de Portugal e do mundo e, com esta, também o nome da terra onde nasceu – São Bartolomeu de Messines, município de Silves.

Promotor: Municipio Silves
Conceção e produção: Bairro dos Livros
Curadoria: Hélia Coelho
Agradecimentos: CASA-MUSEU JOÃO DE DEUS
Com o alto patrocínio da Presidência da República

#porto #bairrodoslivros #silves #joaodedeus #poetadasletras

Fotografias da inauguração AQUI